A Secretaria Municipal de Saúde de Confresa realizou um evento de encerramento da campanha “Setembro Amarelo”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Confresa realizou um evento de encerramento da campanha “Setembro Amarelo”.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional com objetivo de chamar a atenção das pessoas para o problema da depressão e o suicídio.

Estima-se que no Brasil a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Em Confresa a secretaria municipal de saúde realizou algumas ações no sentido de alertar a população para a problemática da depressão e suicídio.

Em todas as unidades básicas de saúde que tem aparelhos de TV foi veiculado um vídeo com depoimento de especialistas no assunto, para que, enquanto as pessoas aguardam o atendimento, elas possam receber a informação com objetivo de orientar na identificação de possíveis pessoas com pensamentos suicidadas e assim, ajudar estas pessoas, tentado evitar que elas cometam suicídio.

Outra ação realizada foi uma capacitação com professores da rede municipal para ajudar identificar alunos que necessitam de ajuda psicológica.

Também na academia da saúde, que acontece todas as terças e quintas-feiras, foi realizada uma mini-palestra para as pessoas que frequentam a academia e na ocasião, os praticantes da zumba, usaram roupas nas cores amarela.

E para encerrar, na sexta-feira 28, foi realizada uma palestra na sala de eventos do Espaço Camilão, com os psicólogos, Luiz Vieira e Juliana Gomm, abordando o tema prevenção ao suicídio.

As pessoas que foram ouvir as palestras mostraram muito interesse no assunto, em determinado momento, a assembleia fez perguntas aos palestrantes, algumas pessoas relatando casos de suicídio na família, outras relataram casos de pessoas com pensamento suicida e de que forma foram convencidas a desistir da ideia.

A secretária de saúde, Fernanda Santos, avaliou como positiva a ação, principalmente pelo envolvimento da população com o tema.

O Prefeito de Confresa Ronio Condão, falou da importância em procurar ajuda, tanto para as pessoas que estão diagnosticadas com depressão quanto para aquelas que apresentarem os sinais de que podem estar passando por problemas, que na maioria das vezes é visível no comportamento. O Prefeito falou também da importância em cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental, pois, segundo ele, é preciso valorizar a vida.

 

COMENTÁRIOS

Acessibilidade