Confira qual instituição de saúde procurar em Confresa para cada caso

Entender a diferença entre UPA, posto de saúde e hospital é essencial para saber qual desses lugares procurar nas diferentes situações. Ainda existem muitas dúvidas sobre isso, o que influencia bastante a qualidade do atendimento administrativo, a adequação dos procedimentos médicos e a satisfação dos pacientes.

Mesmo que todos tenham o objetivo de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, há diferenças entre as unidades, seu funcionamento, para qual tipo de atendimento são destinadas e quais os casos devem ser encaminhados para cada instituição.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), tem uma estrutura de modo que cada tipo de atendimento seja realizado na instituição certa. Isso porque a rede é dividida em níveis para atender a população de acordo com o grau de complexidade de cada caso. Confira onde deve ir para cada caso específico:

No hospital são executados serviços de atendimento a urgências e emergência, tais como queimaduras, intoxicações, picada ou mordida de animais peçonhentos, acidentes, parada cardiorrespiratória, AVE (Derrame), Infarto (Dor no peito), pacientes encaminhados da UBS pelo médico ou enfermeiro, tentativa de suicídio e ferimento com arma de fogo e/ou armas brancas.

Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem ser procuradas para atendimentos de rotina, troca de receitas, resultado de exames, curativos, retirada de pontos, pré-natal, medicações, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia e trocas de sondas.

Se atente em qual lugar procurar para o caso da sua necessidade, para que o atendimento e a eficiência de cada instituição sejam otimizados para as situações que estão preparadas para atender.