Entenda o porquê do Feriado Municipal de 29 de julho, em Confresa

O dia 29 de julho é considerado feriado municipal em Confresa, em alusão a fundação da cidade, conforme a Lei Municipal 433/2010.

Segundo publicação do site, Portal do Mato Grosso, a primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão em referência aos rios Tapirapé e Araguaia.

O termo Confresa é referência à Colonizadora Frenova Sapeva. Esta empresa era proprietária das Fazendas Reunidas Nova Amazônia, que abrangiam várias propriedades agropecuárias, além de uma destilaria. Segundo a história seus proprietários vislumbraram, na década de setenta, o surgimento de uma cidade na região.

Com o passar dos tempos, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de Confresa, numa alusão à colonizadora que vendeu muitos lotes, mas teve que enfrentar invasões, tanto urbanas quanto rurais.

Segundo histórias, contadas por moradores mais antigos, a data 29 de julho é uma referência ao dia da chegada dos primeiros moradores, os conhecidos “fundadores” de Confresa, em 1970.

Hoje, em Confresa, há uma praça, uma avenida e uma escola com o nome de 29 de julho.

Em 17 de abril de 1990, pela Lei Estadual nº 5.908, foi criado o distrito de Confresa. O município foi criado pela Lei nº 5.908, de 20 de dezembro de 1991.

Atualmente está em desenvolvimento pela Secretaria de Cultura, departamento de Comunicação Municipal e Gabinete do Prefeito, um projeto que visa, reunir as várias versões da construção e reocupação de Confresa sobre os diversos olhares existentes, para então se materializar a história definitiva do município e da cidade.

O trabalho, contará com a participação de voluntários e historiadores e, a previsão é que seja concluído até junho de 2020.

FONTE: http://www.portalmatogrosso.com.br/municipios/confresa/dados-gerais/historia-de-confresa/457

CLOSE
CLOSE
Acessibilidade