Feira Regional da Economia Solidária e Agricultura Familiar movimenta final de semana em Confresa.

Feira Regional da Economia Solidária e Agricultura Familiar movimenta final de semana em Confresa.

A Primeira Feira Regional da Economia Solidária de Confresa, aconteceu em parceria com a Terceira Mostra de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, que este ano foi voltada para a agricultura familiar, organizada pelo CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos.

A articuladora do Projeto, Maria José, explicou que em Confresa a agricultura familiar é bastante rica e diversificada e são esses produtores que de fato produzem os alimentos que consumimos. “Nós temos quatro feiras em Confresa e se colocarmos mais uma, temos produtos para serem comercializados”.

A abertura do Evento foi na quinta-feira dia 08 na quadra da Escola Plena Creuslhi de Souza Ramos, ocasião em que estiveram presentes autoridades e lideranças municipais, pequenos produtores rurais e presidentes de associações. O Prefeito Ronio Condão falou da importância do fortalecimento das cadeias produtivas do município, que abriga o maior assentamento do Brasil, e dos avanços que a agricultura familiar tem alcançado localmente.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Goianinho, ressaltou que a Prefeitura tem investido muito na assistência técnica aos pequenos produtores e eles tem melhorado muito a produtividade. “A nossa bacia leiteira era de 30.000 litros dia, hoje é 100.000 litros dia, a produção de pescado era em torno de 20 toneladas por ano e hoje se produz mais de 200 toneladas ano, temos potencial para produzir ainda mais”.

Ao final o Palestrante, Fernando Schneider apresentou um quadro comparativo da agricultura familiar com o agronegócio, abordando os impactos positivos da policultura sobre a monocultura da soja e finalizou respondendo perguntas da plateia sobre o tema abordado.

Na sexta-feira foram realizadas oficinas na escola Creuslhi e no Sábado foi a feira, no espaço Camilão, com a exposição dos produtos oriundos da Agricultura Familiar como artesanato, pescado, frutas, verduras, derivados do leite enfim, foi o momento de apresentar o resultado da agricultura familiar.

A feira regional da economia solidária contou com a participação de produtores de toda região.

 

COMENTÁRIOS

Acessibilidade