Governo de Confresa realiza capacitação sobre nova lei de licitação com funcionários da prefeitura

O Governo de Confresa ofereceu um curso de capacitação sobre a nova lei de licitação aos funcionários dos setores de compras, licitação, contratos e financeiro. O curso aconteceu na Câmara de Vereadores do município, na tarde de terça-feira (17).

Essa ação visa trazer as mudanças da nova lei para aperfeiçoar os serviços da máquina pública, demonstrando a confiança do prefeito nos seus servidores, e o desejo de melhorar a qualidade das ações executadas pelos setores mencionados acima.

Após quase 28 anos da vigência da Lei n° 8.666/93, foi publicada a nova Lei de Licitações (Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021) que trouxe importantes e necessárias inovações e alterações nas licitações e contratações públicas.

Dentre as principais mudanças, podemos destacar a queda de algumas modalidades de licitação, como a Carta Convite e a Tomada de Preços, e a adição de uma nova modalidade de licitação, o Diálogo Competitivo. A Nova Lei de Licitações também estabelece que os processos licitatórios serão feitos por meios eletrônicos, num processo online. Essa passa a ser a regra, e licitações presenciais viram a exceção.

São dispositivos que buscam agilizar todo o processo de compra ou contratação de bens e serviços e fornecer mais transparência para a sociedade.