Parceria do Senar com o Governo de Confresa entrega curso de apicultura na T.I Urubu Branco

Foi encerrado na sexta-feira (06/08) um curso de capacitação em apicultura ministrado para 15 indígenas das aldeias localizadas na Terra Indígena Urubu Branco. O curso foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – o Senar – em parceria com o Governo de Confresa, com 40h de duração.

Em entrevista, o Engenheiro Agrônomo Leonel – responsável por ministrar o curso aos indígenas – contou que a população das aldeias tem uma cultura muito forte de consumo de mel, principalmente em um evento cultural que é realizado em outubro de todo ano, onde é feito mingau adoçado apenas como mel para ser servido à população da terra indígena.

No curso foi ensinado os princípios da apicultura, como é feito a criação de uma abelha rainha, como é feito a revisão das colmeias, qual o a época certa para inserir a melgueira na caixa para conseguir produzir o mel, o manejo dessas colmeias, e como fazer a colheita do mel.

Os alunos demonstraram muito interesse no curso, não registrando nenhuma falta após o primeiro dia de aula. Apaxigoo Tapirapé – um dos indígenas que fez o curso – falou que o instrutor foi muito didático, com muito conhecimento e sempre tirando as dúvidas de quem ainda não tinha entendido parte do conteúdo. Magno Iaakwmytywga Tapirapé contou que gostou muito do curso, que aprofundou ainda mais seu conhecimento sobre o cultivo de mel, sobre tópicos específicos que ainda não sabia.

O Secretário de Agricultura do município de Confresa – Polaco – compareceu no encerramento do curso para parabenizar a turma e o professor responsável, e comemorou o sucesso da parceria da prefeitura com o Senar: “finalizamos hoje o curso de capacitação em apicultura para cerca de 15 indígenas, para tocar um grande projeto que já estabelecemos aqui, através da Prefeitura Municipal de Confresa, o projeto Sustentabilidade no Campo, com apoio do nosso prefeito Dr. Ronio Condão em parceria com o Conar, estamos preparando nossos indígenas aos trabalhos no campo nos mais variados segmentos”.