Portal do IBGE passa a oferecer certificado a empresas com obrigações estatísticas em dia

O portal do IBGE está com uma nova funcionalidade: o Sistema de Emissão de Certidão de Quitação de Informações Estatísticas por Empresas. O certificado, que antes chegava a levar cerca de 45 dias para ser disponibilizado, agora fica pronto imediatamente para download após solicitação do usuário. Basta preencher o CNPJ da empresa para que o documento seja emitido. O serviço também está disponível no Portal do Governo Federal.

O documento atesta que a entidade não possui pendências em relação à prestação de informações estatísticas com o IBGE, ou seja, que ela respondeu ao questionário das pesquisas para as quais foi selecionada. Caso não pertença à amostra de nenhuma pesquisa, a empresa também pode solicitar a certidão.

“O certificado só é emitido se a empresa estiver em dia com suas obrigações junto ao IBGE. Se houver alguma pendência, o sistema orientará o solicitante a buscar atendimento na nossa Central de Atendimento, explica o gerente do Cadastro Central de Empresas, Vinicius Mendonça Fonseca.

De acordo com a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística.

“Muitos órgãos exigem essa certidão para que as empresas participem de licitações e concessões de financiamento”, exemplifica Vinicius. “Só no ano passado, foram expedidas mais de 1.500 certidões. Este ano, com o novo sistema, já foram mais de 250 certidões emitidas”.

Além de emitir a certidão, o sistema disponível no Portal do IBGE também permite consultar a validade e autenticidade do documento, evitando fraudes ou a apresentação de certidões vencidas.

Conheça as pesquisas que fazem parte do novo sistema

Cadastros e Classificações

– Cadastro Central de Empresas (CEMPRE)

– Sistema de Manutenção Cadastral (SIMCAD)

Estruturais e Especiais

– Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC)

– Pesquisa Anual de Comércio (PAC)

– Pesquisa Anual de Serviços (PAS)

– Pesquisa Industrial Anual: Empresa (PIA)

– Pesquisa Industrial Anual: Produto (PPROD)

– Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC)

Conjunturais

– Índice de Preços ao Produtor (IPP)

– Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física (PIM-PF)

– Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)

– Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

Estatísticas Agropecuárias

– Pesquisa de Estoques (Estoque)

– Pesquisa Trimestral do Abate de Animais (Abate)

– Pesquisa Trimestral do Couro (Couro)

– Pesquisa Trimestral do Leite (Leite)

– Produção de Ovos de Galinha (POG)