Primeira Conferência Municipal de Cultura é realizada em Confresa.

Primeira Conferência Municipal de Cultura é realizada em Confresa.

A Prefeitura Municipal de Confresa através da Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta sexta-feira dia 21 de setembro, a primeira conferência municipal de Cultura com palestras e debates abordando os temas: Economia Criativa, Financiamento para a Cultura, Gestão e Implantação do Conselho Plano e Fundo, direitos culturais e diversidades e outros temas ligados ao desenvolvimento cultural no município.

Segundo a secretária municipal de cultura, Evirlene Sipaúba, a conferência objetiva trabalhar a cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social.

“Daqui sairão cinco representantes para a conferência estadual, momento em que estaremos discutindo e levando as nossas propostas e de lá sairão representantes que irão a Brasília participar da etapa final. Além das palestras vamos criar o CPF – Conselho Fundo de Participação, que terá a missão de inserir Confresa nos programas de repasses para investimentos na cultura local”.

A secretária também informou que com a criação desse conselho e a participação do município nas verbas para investimentos culturais, os artistas locais poderão ter acesso aos recursos para a materialização e divulgação dos seus trabalhos, como a realização de espetáculos artísticos, musicais, publicação de livros, desenvolvimento do cinema, teatro e outras expressões culturais locais.

O Prefeito Ronio Condão falou da importância em envolver a sociedade na concepção das políticas públicas, “é importante ouvir a população e assim tentar alinhar o interesse da administração pública com os anseios populares, para isso está sendo realizada esta conferência e, também para isso estamos construindo um plano diretor participativo, em que teremos audiências públicas para discutir junto com a população as diretrizes de crescimento do nosso município”.

Participaram da conferência, o Prefeito Ronio Condão, representantes dos diversos segmentos da sociedade civil, representantes do poder legislativo, das escolas e das secretarias municipais.

 

COMENTÁRIOS

Acessibilidade