Saúde de Confresa diminuiu tempo mínimo para receber dose de reforço contra o coronavírus para 4 meses

O Governo de Confresa – através da Secretaria de Saúde – divulga a toda a população confresenses que o prazo mínimo para receber a dose de reforço diminuiu.

Quem já tomou a segunda dose – ou a dose única das vacinas contra a Covid-19 há pelo menos 4 meses, já pode procurar a UPA de Confresa, localizada na Avenida Mato Grosso, esquina com a Rua Progresso, no bairro Jardim do Éden, para receber a dose extra.

Os interessados devem apresentar documento de identificação e o cartão de vacina que conste as doses anteriores registradas (ou dose única, para quem tomou da farmaucêtica Janssen).

Segundo o infectologista Raphael Lubiana Zanotti: “Estudos observaram uma queda de nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses, assim como após a infecção natural pelo SARS-CoV-2. E quando os anticorpos ultrapassam um limite mínimo, isso tem relação a proteção que conferem, podendo ser prejudicada. A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, no que chamamos de ‘booster vacinal’ – reforço. E, ao aumentar a quantidade de anticorpos circulantes, isso reduz a chance de cada pessoa se infectar (ou reinfectar)”.