Saúde de Confresa fará mutirão de atendimento do Novembro Azul na UPA

O Governo de Confresa – através da Secretaria de Saúde – fará na próxima segunda e terça-feira (22 e 23) um mutirão de atendimento do Novembro Azul.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Na ação em Confresa, serão oferecidos atendimentos multidisciplinares e odontológicos, consultas, exames de próstata, testes rápidos e vacinação. Os homens devem procurar a UPA das 7h às 19h nos dias 22 e 23 de novembro.