Transparência: Vacinômetro registra 1614 pessoas vacinadas com a primeira dose, e 454 já receberam a segunda

O governo de Confresa publicou nas redes sociais os dados do número de pessoas que já receberam vacina contra a Covid-19 em Confresa: 1614 já receberam a primeira dose, e 454 delas já receberam a segunda (atualização 12/04/21).

O Governo tem feito campanhas semanais para os grupos prioritários de acordo com as instruções passadas pelos órgãos estaduais/federais, e vem convocando os idosos e grupos de profissionais que trabalham na linha de frente (como agentes de segurança) para serem vacinados. Estão sendo anunciados em mídias digitais, rádios e carros de som e off-line informações para que o público-alvo da campanha se dirija até o centro de vacinação para receber a dose.

Vale lembrar que estar vacinado não significa estar imune, pois a pessoa ainda pode pegar e transmitir o vírus para outras pessoas. Todos, mesmo que vacinados, ainda terão de continuar a usar máscara e a fazer distanciamento social por um bom tempo, até ocorrer uma redução drástica dos casos de COVID-19. Isso se faz necessário porque, em um primeiro momento, apenas parte da população será vacinada. Além disso, não se sabe se as vacinas vão conseguir impedir a transmissão e tirar o novo coronavírus de circulação ou se apenas impedirão que as pessoas vacinadas adoeçam com a COVID-19.

As vacinas têm a capacidade de reduzir a chance de a pessoa se infectar, mas existem diferentes tipos de proteção, como prevenir infecção, impedir a manifestação dos sintomas ou prevenir contra um quadro mais grave.