Unidades de Saúde de Confresa estão aplicando DIUs gratuitamente

O Governo de Confresa – através da Secretaria de Saúde do município, lançou um programa que possibilitará as mulheres confresenses a aplicação gratuita do Dispositivo Intrauterino – o DIU.

O DIU é um dispositivo intrauterino pequeno e flexível que deve ser inserido pelo médico no interior da cavidade uterina, sendo um método anticoncepcional de longo prazo e reversível. Existem dois tipos principais: o DIU não hormonal, também conhecido como DIU de cobre ou DIU de prata, e o DIU hormonal, que contém um hormônio derivado da progesterona (levonorgestrel).

Todos os tipos de DIU funcionam como excelentes métodos anticoncepcionais. O DIU hormonal pode ainda ser utilizado para o tratamento de sangramento menstrual excessivo, cólicas menstruais e para proteção do endométrio – camada de revestimento interno do útero – durante terapia hormonal na menopausa.

Os DIUs podem ser utilizados em pacientes de todas as faixas etárias, mesmo que ainda não tenham tido filhos. Após o parto, seja normal ou cesariana, o DIU também é uma ótima opção para contracepção, podendo ser inserido após 40 dias do nascimento do bebê.

Outros métodos contraceptivos também são disponibilizados pelo SUS, como injeção e pílula anticoncepcional.